-
Arquitetos: ARO Studio
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: SV light, TD Furniture, VietNam stone, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A história começa quando o arquiteto conhece o investidor em uma sessão de networking. Seu desejo era criar um espaço de trabalho que oferecesse uma atmosfera revigorante aos funcionários. A partir disso, os arquitetos da ARO tomaram essa ideia como principal inspiração para o projeto.
O projeto está situado em um parque industrial na província de Bac Ninh, no Vietnã, com a função de escritório executivo da fábrica de 5 hectares. A qualidade do ar é sempre um problema nos parques industriais, afetando diretamente a saúde dos trabalhadores nesse caso. Por outro lado, a fábrica tem muitas superfícies de concreto que irradiam calor. Em decorrência dessa situação, propusemos rotacionar o edifício para a direção sudeste a qual apresenta as melhores condições de vento na localidade. Além disso, o volume deve ter a função de reduzir a radiação de calor, criando mais superfícies de água e valorizando as árvores para reduzir os raios UV que atingem diretamente a sua superfície.
Para aumentar o fluxo de ar nos ambientes, os arquitetos propuseram a criação de aberturas horizontais e verticais em todos os espaços. Por outro lado, a incidência direta dos raios ultravioleta nas superfícies de vidro deve ser minimizada o que, por sua vez, sugere a criação de películas e plantas para reduzir grande parte dessa luz direta. Com a divisão em muitos blocos interligados, aumenta-se a luz indireta, fazendo com que os espaços de trabalho sejam sempre banhados com luz natural, e raramente precisem usar luz artificial.
Os investidores exigiram que em todos os ambientes de trabalho as pessoas pudessem se aproximar sempre dos espaços naturais, porque a essência do ser humano é uma só. Nos escritórios modernos, os espaços de trabalho costumam ser otimizados ao máximo, e todos os dias os funcionários passam 8 horas isolados da essência da natureza, o que não é bom. Aqui isso vai mudar, a sensação de trabalhar no meio de um jardim, entre os sons dos pássaros e insetos vai melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos funcionários.
O concreto áspero é sugerido para substituir os materiais limpos e brilhantes comumente encontrados em escritórios. A condensação do material faz com que a profundidade da paisagem e o material se misturem. A maior parte do espaço do primeiro andar é usada para água e vegetação, juntamente com os espaços de refeição e recepção. O refeitório pode se abrir ao jardim e ao lago de carpas em 3 direções, o que cria uma sensação mais relaxante para os trabalhadores após cada hora de trabalho. A característica da superfície da água e os vazios do 1º andar facilitam o fluxo de ar resfriando toda a superfície dos andares superiores através das aberturas do piso.
Recomenda-se que o bloco de construção sempre crie aberturas e vazios para possibilitar a entrada de ar. E os arquitetos usaram o método de sobrepor e rotacionar os blocos em torno de um núcleo de pilares verdes no meio do volume, ajudando o vento a circular pelos espaços. Todos os ambientes do andar superior têm pelo menos duas aberturas para acessar os espaços verdes; se você estiver estressado e cansado no trabalho, pode sair para passear e meditar no último andar ou no jardim. Dessa forma, mudamos a mera percepção de um escritório neutro, transformando-o em um espaço terapêutico.